Instituto Pensar - MEC quer dobrar gastos com escolas cívico-militares em 2021

MEC quer dobrar gastos com escolas cívico-militares em 2021

por: Eduardo Pinheiro


O próprio se prontificou a repassar R$ 55 milhões para o Ministério da Defesa, responsável pelo pagamento de militares inativos que atuarão nas escolas

Foto: Marcos Corrêa/PR

Segundo reportagem do jornal O GLOBO, os gastos do Ministério da Educação (MEC) com as escolas cívico-militares deverão sair de RS 54 milhões em 2020 para RS 108 milhões em 2021. Mas para o projeto funcionar, a pasta pretende abrir mão de R$ 55 milhões, que serão repassados para o Ministério da Defesa, responsável pelo pagamento de militares inativos que atuarão nas escolas.

Leia também: Defesa terá mais verbas do que a Educação em 2021

A previsão de dobrar os gastos com escolas comandadas por militares acontece em meio ao anúncio de que o governo pretende cortar recursos do orçamento do MEC em 2021. No entanto, uma das bandeiras do governo Bolsonaro é a defesa as escolas cívico-militares. Segundo o presidente, a disciplina imposta por eles teria alguma influência positiva nos resultados obtidos pelos alunos.

Atualmente, há 54 escolas cívico-militares implantadas. Mas o governo pretende criar 216 escolas nesse modelo até 2023, com 54 novas escolas apenas em 2021. Para a presidente-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, a priorização do modelo de escola cívico-militar é eleitoral.

"Essa prioridade das escolas cívico-militares é uma pauta eleitoral, não é técnica. Não tem nada que sustente a ampliação desse modelo de escola cívico-militar. Temos uma abundância de evidências para outros caminhos que não estão recebendo atenção do governo neste momento. Principalmente para os efeitos da Covid-19. Em resumo: o governo não faz o que deveria fazer e faz aquilo que não deveria.”, afirma Priscila.

Com informações do jornal O GLOBO



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: